terça-feira, 29 de julho de 2008

Historial da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo

O Convento dos Carmelitas Descalços foi iniciado em Tavira no ano de 1745 após o pedido da Ordem Terceira do Carmo aos responsáveis Carmelitas Descalços da Província de Portugal, para que estes fundassem nesta cidade um convento carmelita e para que os Irmãos da Ordem Terceira tivessem oportunidade de edificar um templo em anexo.
Os primeiros estatutos que esta comunidade possuiu, foram-lhe outorgados em 1715. Em 1911 foram renovados os antigos estatutos por já se encontrarem inadequados (acta da Ordem de 29/03/1911). Esta Comunidade religiosa teve início numa capela erecta na igreja de Nossa Senhora d`Ajuda, mais conhecida por igreja de São Paulo, na Alagoa.
Os eremitas de São Paulo fizeram um acordo com os carmelitas em que estes se comprometiam a seguir as suas regras, estes últimos pedem que lhes deixem edificar uma capela dedicada à sua Mãe Santíssima e Senhora do Carmo.
Foi no ano de 1747 que teve inicio o começo das obras da igreja que se prolongou por mais de quarenta anos tendo sido concluída em 1789 ano em que se efectuaram os últimos pagamentos ao mestre canteiro Manuel de Sousa Barros, para termino do remate do pórtico. Esta construção teve grande comparticipação de alguns membros da elite social local que contavam entre os Irmãos, nomeadamente os donos da Armação do Medo das Cascas. No decorrer das obras, os carmelitas passaram a sua sede da Senhora d´Ajuda para a Ermida de São Brás já mais perto do que seria a Igreja do Carmo.
As obras que então decorriam no interior da Igreja, prolongaram-se por mais de dois séculos.
A Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo de Tavira atraiu ao longo dos séculos muitos devotos. Em acta franciscana, consta que só no ano de 1800 se encontravam inscritos 3148 Irmãos, ou seja mais de metade da população era devota de Nossa Senhora, daqui se poderá ter uma ideia da grandeza que fora esta Irmandade, e que presentemente tem vindo a descair.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns à Ordem Terceira do Carmo de Tavira! Agora as pessoas vão conhecer um pouco mais da vossa Ordem. Continuem!
Isabel Dias Salvado